Empresas vão oferecer descontos de até 70% em produtos e serviços. A intenção é conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária no Brasil.
Ralph Assayag, presidente da CDL Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), disse que os descontos visam mostrar aos consumidores o peso dos impostos nos preços finais dos produtos e serviços. “Os descontos podem variar, dependendo do imposto que a empresa deixará de cobrar. Pode ser os tributos federais ou estaduais”, disse.
Assayag explicou que a variação dos descontos está diretamente relacionada ao tipo de imposto aplicado em cada produto. “Cada produto tem um tipo de imposto diferente e, provavelmente, tem lugares que vai chegar até 70% porque ele vai ver o que tira.
Ás vezes, ele só vai tirar o imposto estadual ou federal. Então, cada produto tem um tipo de imposto […] vai ter vários produtos de 10%, 15%, 30%, 50% e 60%. Então, cada loja vai tentar buscar o que paga de imposto e colocar naquele produto”, disse Assayag.
A campanha inclui postos de combustíveis, restaurantes, lojas de confecção, produtos de beleza. “Não é a loja toda. As empresas vão pegar os itens de impacto e colocar com quantidade também limitada para que a gente possa mostrar para aquele cliente que for naquele momento, ele possa ter esse desconto do imposto que ele estaria pagando”, explicou.
Até o momento, segundo Assayag, 850 empresas confirmaram participação. Cada loja será responsável por informar os valores dos descontos, a disponibilidade dos produtos e os horários de funcionamento, mas de forma antecipada à CDL.
O Dia Livre de Impostos é, segundo o empresário, uma oportunidade não apenas para aumentar as vendas das empresas, mas também para promover a conscientização sobre a alta carga tributária no Brasil.