O jovem Luigi Mangione, de 26 anos, acusado de matar o CEO da UnitedHealthcare, aparentemente tinha uma doença na coluna conhecida como espondilolistese. A condição causa um deslocamento doloroso das vértebras que comprime os nervos.
A informação não foi confirmada pela polícia americana. Posts antigos nas redes sociais do jovem e análises de médicos ouvidos pela imprensa internacional sustentam que, provavelmente, foi o diagnóstico que levou-o aos conflitos com o plano de saúde sobre os quais ele reiteradamente se queixava on-line.
Em posts em uma conta atribuída a ele na rede social Reddit, Luigi afirmou que tinha espondilolistese e que, desde abril de 2023, sentia dores constantes e diárias na região da lombar por conta da doença. As postagens, reveladas pela NBC, mostram que a condição era tão dolorosa que impedia que o jovem dormisse.
Os textos escritos por Luigi revelam que ele tinha dores desde a infância, mas pioraram depois que ele começou a surfar e especialmente após sofrer um acidente em que escorregou em um papel e bateu com as costas no chão.