O presidente da China, Xi Jinping, presenteou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um pedaço da Lua durante jantar oferecido pelo governo brasileiro no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na noite desta quarta-feira (20). O item será incorporado ao patrimônio da União.
A amostra foi colhida e colocada em um recipiente com parte das amostras lunares coletadas, em dezembro de 2020, durante a missão Chang’e-5 do Programa de Exploração Lunar da China.
Na missão, foram coletados e trazidos à Terra 1.731 gramas de amostras do solo lunar do lado visível da Lua. O presente a Lula inclui apenas um grama, para pesquisa científica, e 0,3 grama de amostra para exposição.
O petista recebeu ainda uma miniatura da Sonda Chang’e-5, um vaso decorativo e um DVD de um filme chinês. A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, por sua vez, foi presenteada com um jogo de chá e uma baixela de porcelana.
Segundo o Itamaraty, os presidentes trocaram presentes “para simbolizar a amizade entre as nações e a ampliação do patamar de parcerias e conexões entre Brasil e China”.
Já entre os presentes entregues por Lula a Xi Jinping, estão a obra Aralong (2024), do artista paraibano e professor da Universidade de Brasília (UnB) Christus Nóbrega, um vaso marajoara, uma cerâmica cerimonial, um banco indígena no formato de uma onça e uma garrafa com água potável produzida dos “rios voadores” da Amazônia.
O Itamaraty explica que a obra Aralong é uma fotomontagem que “tem como base uma imagem da floresta amazônica, representando a exuberância e a complexidade dos ecossistemas tropicais”. Sobre a base, foi fixado um livro aberto. As páginas, diz o Itamaraty, “revelam uma imagem de mar”.
Acordos firmados
Brasil e China assinaram 37 acordos na quarta-feira (20/11), nas áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.